Aquecimento Solar

Sistema instalado para suprir o consumo de água quente em casa, prédios, hotéis, hospitais, indústrias, clubes, etc.

O sistema de aquecimento solar trabalha com energia ecológica, natural e 100% gratuita. Os coletores captam o calor do sol e aquecem a água no seu interior. A água aquecida fica acumulada no armazenador térmico. Basta abrir a torneira para você ter água quente em abundância, tanto durante o dia quanto à noite.




















 



 
Tipos de Instalação

INSTALAÇÃO EM TERMOSSIFÃO OU CIRCULAÇÃO NATURAL

Mais importante ainda do que o armazenador estar próximo aos pontos de consumo, é o conjunto de placas coletoras estar próximo a ele. Como veremos a seguir, para instalações em termossifão, este cuidado é de fundamental importância. As instalações em termossifão em residências são as mais comumente encontradas. Além do armazenador térmico trabalhar "afogado" pela caixa de água fria, o conjunto de placas coletoras deverá ser instalado, em nível vertical, abaixo do armazenador. A distância horizontal entre eles também não pode ser muito grande para evitar perdas de carga na tubulação que possam impossibilitar o bom funcionamento do sistema.
Por este motivo, o número de curvas e conexões deve ser reduzido ao mínimo.

INSTALAÇÃO BOMBEADA OU CIRCULAÇÃO FORÇADA

Nos casos onde os desníveis e distâncias necessárias entre coletores solares e armazenador térmico não puderem ser respeitados, podemos optar por um sistema bombeado. Neste caso, o conjunto de placas poderá ficar até mesmo acima da caixa de água fria. Uma pequena motobomba, de baixíssima potência, fará com que a circulação da água se proceda normalmente. Juntamente com a motobomba, será necessária a instalação de um CDT (controlador diferencial de temperatura). Com um sensor de temperatura colocado no conjunto de placas e outro no armazenador térmico (junto à tubulação de sucção da motobomba), este controlador comandará todo o processo de aquecimento através do funcionamento da motobomba. Um instalador credenciado e a orientação da revenda Tuma será muito importante para o sucesso desta montagem. Veja o esquema a seguir :


INSTALAÇÕES EM ALTA PRESSÃO

Para alturas de caixa d'água fria maiores que 10 metros e até o limite de 40 metros, e para sistemas que venham trabalhar com pressurizadores na entrada do armazenador (no máximo 40 m.c.a. ou 4,0 kgf/cm²), recomendamos a instalação de um armazenador térmico da linha AP - Alta Pressão. É recomendável que nestas situações opte-se sempre pelo sistema bombeado. Para uma correta interligação das tubulações, siga o esquema :